Como Ninhursag foi seguramente uma Deusa Mãe é possível que tenha sido também Nammu a deusa que copulou freneticamente com o próprio filho, como teria que ser o caso de qualquer deusa primordial desde Gaia & Urano. Assim, é plausível a suspeita de que os mitólogos se tenham desencontrado com esta sucessão de nomes nasalados e mudos, de mistura com prováveis epítetos do trio de deusas primordiais.
Como esta foi mãe de Uttu que foi, por sua vez, deusa da terra e das plantas chegamos à conclusão que qualquer deusa Suméria que tivesse sido mãe era esposa de Enki e, talvez por isso ou pelo conjunto desta equipotência de funções, «Grande deusa da Terra Mãe». Pelo caminho podria suspeitar-se que Uttu/Uto tenham sido um divino casal de irmãos sendo assim de inferir que Utto foi Inana, filha e esposa de Enki. Uma coisa parece confirmar-se: que *Kar vem de Kur!
Claro que Inana poderia, mesmo assim, ser irmã de Uto. No mínimo, meia irmã. Porém, o cúmulo do paradoxo mítico seria que tivesse sido miraculosamente mãe e irmã de Uto e, mais tarde, sua esposa real! Em conclusão, não há nada que invalide a tese de que Inana foi, pelo menos no plano gramatical, o lado feminino de Nana!
[escape links: Architecture | Whip | Maybe | SEO | Matriarchy]
|